domingo, setembro 02, 2007

CIDADE DOS HOMENS




Sinopse:
Aos 18 anos, Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Informações técnicas:
Título no Brasil: Cidade dos Homens - O Filme
Título Original: Cidade dos Homens - O Filme
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Estréia no Brasil: 31/08/2007


Estúdio/Distrib.: Fox FilmsDireção: Paulo Morelli

Elenco:
Douglas Silva = Acerola
Darlan Cunha = Laranjinha
Rodrigo Dos Santos = Heraldo
Camila Monteiro = Cris
Naima Silva = Camila
Luciano Vidigal = Fiel
Pedro Henrique = Caju
Crítica Cinema Preto e Branco


Há muito tempo, o cinema brasileiro vem exaustivamente baseando seus roteiros na lazarenta realidade das favelas do Brasil. Retirantes nordestinos, prostitutas, cidadãos menos favorecidos, viciados. A lista é extensa, mas sempre com o mesmo tema em comum. Fome, falta de perspectivas, futuro incerto, drogas, miséria, desespero. E dentro desse filão, Cidade de Deus fez escola. O merecidamente aclamado filme de Fernando Meireles “deu crias”, e entre elas o seriado para TV, CIDADE DOS HOMENS.
Era com certa dose de desconfiança que se via o lançamento da série no cinema, e parece que a formula não funciona bem. O filme é um emaranhado de clichês que já foram vastamente explorados pelo cinema. Filhos sem pai, garotos sendo recrutados pelo tráfico, juventude sem esperança, pai de primeira viagem, falta de dinheiro e oportunidades.
Dentro desse roteiro sem muitas novidades, a dupla de amigos (Laranjinha – Darlan Cunha e Acerola – Douglas Silva), e personagens principais da serie e do longa, continuam se metendo em várias confusões e junto a isso, tentam encontrar um rumo junto coma chegada da maior idade. Todo esse contexto, obviamente permeado por tiros, muito dialeto dos morros, com gírias bem peculiares, palavrões e xingamentos. O filme é um emaranhado de historias que tentam comover, mas que mantém uma superficialidade quase banal.
Cidade dos Homens é um filme fraco, que pode até divertir os fãs da série de TV, mas que nem de longe empolga aos verdadeiros amantes do cinema.