quarta-feira, agosto 29, 2007

Tropa de Elite - Polêmica e Pirataria


29/08/2007 - 07h25
Pirataria do filme "Tropa de Elite" preocupa governo
Publicidade


SILVANA ARANTES
Folha de S.Paulo
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, que preside o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual, afirma que a pirataria de que foi alvo o filme brasileiro "Tropa de Elite" contém "um ineditismo" e "preocupa" o governo.O aspecto inédito que o secretário aponta é a antecedência da venda de cópias ilegais em relação à estréia do filme.
"Tropa de Elite", primeiro longa de ficção do diretor José Padilha ("Ônibus 174"), que trata do cotidiano de oficiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, seria lançado em novembro.
Neste mês, uma versão do filme começou a ser vendida em bancas de camelô no país.
"Não temos registro de algo assim no Brasil e digo que é raro no mundo. Vemos casos em que a pirataria entra simultaneamente à estréia nos cinemas ou dois ou três dias antes dela", afirma Barreto.
O fato de o comércio ilegal do filme atingir simultaneamente uma rede de cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, BH e Salvador demonstra, segundo o secretário, que "a pirataria é crime organizado".
No caso de "Tropa de Elite", Barreto afirma que irá "trabalhar com a força da lei" e espera "punição exemplar de quem vendeu [a cópia que originou a pirataria], por R$ 5.000, e de quem comprou".
O caso está sendo investigado por delegacia especializada nesse tipo de crime, no Rio.
O secretário julga que, para restringir a pirataria audiovisual no Brasil, onde "de cada dez DVDs vendidos, seis são piratas", é preciso "atacar a demanda". Está em preparação uma campanha "que ridiculariza o consumo de DVDs piratas", relacionando-o "ao "mico" de comprar produtos que não prestam e são operados por crime organizado", afirma.
Após o vazamento para o comércio ilegal de "Tropa de Elite", a distribuidora Paramount decidiu antecipar a estréia do filme para 12 de outubro.O presidente da Agência Nacional do Cinema, Manoel Rangel, que abordou o caso em reunião com Barreto na semana passada, diz que "é evidente que a circulação de cópias piratas causa problemas ao desempenho comercial do filme no mercado de salas", trazendo "prejuízo não só ao produtor ou ao distribuidor, mas ao conjunto do cinema brasileiro e do mercado audiovisual no país".
Rangel afirma que ""Tropa de Elite" é dos filmes brasileiros mais esperados do ano. Teve um investimento de recursos que o coloca entre os mais caros já realizados, com orçamento de R$ 10 milhões, e todo o mercado apostava nele como um grande resultado".
O impacto que a pirataria terá na bilheteria de "Tropa" é uma incógnita no mercado de cinema. O diretor da distribuidora Columbia, Rodrigo Saturnino Braga, que enfrentou a pirataria no lançamento de "2 Filhos de Francisco", maior sucesso nacional recente (5,4 milhões de espectadores), acha que "vamos viver uma experiência única" quando o filme passar pela prova da estréia.
Saturnino Braga diz que "no momento, só é possível formular hipóteses" sobre o desempenho de "Tropa de Elite".
"Com "2 Filhos de Francisco", a pirataria chegou na sexta semana do filme, quando ele já havia superado a marca de 3 milhões de espectadores", diz.
"É verdade que, depois disso, [o filme] ainda teve força para fazer mais 2 milhões [de espectadores]. Mas, sem dúvida, causou enormes prejuízos para algumas cidades do interior, que começavam a recebê-lo, e ao mercado de DVD", pondera.




Hoje, segundo o Globo Online, confessaram o crime os técnicos de legenda William Correia Ferreira, Eduardo Cardoso e Marcelo Santos, este último identificado como autor da primeira cópia pirata do filme e será indiciado, podendo pegar podendo até 4 anos de prisão. Ainda segundo o site O Globo, o nome do ator Alexandre Mofati, que no filme interpreta o personagem Cap. Carvalho, e também será ouvido.


O filme estréia no dia 20 de setembro na abertura do Festival do Rio, e no dia 12 de outubro em todo o circuito nacional.

Esperamos que todos comentem, a favor ou contra, tal episódio.

E vale a pena lembrar: PIRATARIA É CRIME!

1 Comments:

Blogger Sir Andherson said...

Não serei hipócrita aqui. Sim, eu também já vi a maior parte do filme, pelo menos não vi todo. Estava num local onde todos estavam vendo, e resolvi assistir também. O filme chama a atenção.
E certamente estarei numa sala de cinema quando o filme estrear. Quando pagamos nossa entrada, estamos investindo no Cinema em geral, desde o cara do "Boom" até o Diretor conceituado ou a atriz famosa. Há toda uma indústria e trabalhadores por traz de uma produção cinematográfica

Por um acaso, Tropa de Elite chamou atenção das autoridades, que investigaram, e até chegaram a nomes com grande rapidez. Mas e o que acontece com a pirataria em geral? Por que o mesmo rigor não é dispensado todos os dias? Quem aqui, durante seu percurso pro trabalho, não passa por pelo menos um vendedor de filmes piratas?

Eu optei por não comprar filmes piratas. É uma opção minha, apesar de todo local ter alguém me cutucando para comprar um DVD pirata.

Fico feliz ao ver uma sala cheia exibindo um filme nacional.

quarta-feira, agosto 29, 2007  

Enviar um comentário

<< Home