IRMÃOS LUIMIÈRE
O dia de 28 de dezembro de 1895 entrou apra a história como marco para os amantes da sétima arte. Neste dia, no Salão Grand Café em Paris, os Irmãos Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière (nascidos em Besançon, na França. Filhos de um fotógrafo e dono de empresa de papéis fotográficos), fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo.
O Cinematógrafo era um aperfeiçoamento do cinetoscópio de Thomas Edison, e era um aparelho que permitia armazenar, previamente, por uma série de instantâneos, os movimentos que durante um certo tempo, sucedem diante de uma lente fotográfica e depois reproduzir estes movimentos projetando estas imagens sobre um anteparo, que no caso do cinema é a Tela.
Naquele momento pouco mais de 30 espectadores assistiram a projeção. Houve uma catarse entre aqueles que presenciaram o evento, e a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. Sempre imagino, mesmo que de maneira lírica, o sentimento que tomou conta daqueles que lá estavam.
O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat ("Chegada de um trem a La Ciolat"). É um filme pequeno, de 50 segundos, rodado por Louis Lumière. Ele colocou a câmera sobre a plataforma daquela cidade francesa e, assim que o trem que vinha de Marselha apontou na curva, começou a filmar, só parando quando a locomotiva saiu do campo de visão. Uma curiosidade do evento foi a de que o filme causou um espanto tão grande que os espectadores uma vez vendo o trem vindo em suas direções se aglomeraram na saída da sala com medo de serem atropeladas (Se você tem a curiosidade conhecer este filme que é uma marca da história do cinema, existem site's que compartilham vídeos pela internet e onde é possível disponibilizar o filme).
Um ano depois, em Paris, os Irmãos Luimière já cobravam ingresso (1 franco), para quem quisesse assistir a seus filmes no Grand Café no Boulevard des Capucines. Mais tarde excursionaram por Mumbai, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento rapidamente tiveram uma forte influência na cultura popular e os Irmãos Lumière ainda produziriam alguns outros gêneros entre eles a comédia. Mais tarde, Louis viria a dedicar por completo a sua vida ao cinema, realizando documentários curtos, e Auguste, mais tarde, seguiu carreira na medicina. Para muitos, os irmãos Lumière são os Pais do cinema. E pra você?
(foto no alto à esquerda - Cartaz da exibição / Foto abaixo a direita - programa da noite)
3 Comments:
Queridos Preto e Branco,
Passei aqui pra dizer, em público, o quanto admiro vocês. Parabéns pela iniciativa! Desejo muito sucesso e inspiração no processo de criação desta arte. Esse Blog é uma arte!
Beijos de uma pessoa que, na verdade, enxerga vocês muito mais coloridos do que possam imaginar.
Rô
Amigos!
Felicidade saber desse blog - virei sempre!
Felicidade ter conhecido vcs.
Felicidade, saúde e sucesso pra nós todos.
Felicidade podermos nos ver mais e trocar mais no próximo ano.
'té+
heraldo hb /.
Nosso eterno agradecimento aos irmãos Lumière, e ao grande Fuca, por ter registrado tal texto aos que tornaram nosso blog uma realidade. Quem sabe o cinema não terá outro divisor de águas realizado por outros dois irmãos?? rsrsrs... Quem viver, verá!
Enviar um comentário
<< Home