domingo, outubro 15, 2006

Curta o Curta!




O primeiro (e único... rs) período da Faculdade de Cinema foi o bastante para que eu pudesse conhecer o maravilhoso mundo dos curtas-metragens. Vi muitos curtas nacionais, internacionais, animações, enfim, uma enorme variedade de temas e formatações.
E muito tempo depois, após conversar com meu amigo de trabalho Valdelir (Valdo, o poeta!), descobri um clube bem underground, aqui, do meu lado, uma galera que se reúne sempre na última quarta-feira do mês para exibir curtas-metragens, dentro de um determinado tema, de todos os locais do Brasil e até mesmo internacionais: o Cine Clube Mate com Angu, juntamente com o ilustre mestre Heraldo, o querido HB (visite o site no link ao lado.). Foi meu tão esperado reencontro com um mundo dos curtas-metragens.

E vou deixar aqui uma dica. Quem tiver alguma dúvida ainda sobre a imensa qualidade e importância dos curtas-metragens, basta conferir um dos curtas nacionais mais cultuados: Ilha das Flores.
Ilha das Flores tem direção e roteiro do grande Jorge Furtado (Houve uma vez dois verões, Meu tio matou um cara), e tem a narração de Paulo José. Através da trajetória de um simples tomate, desde sua colheita ao lixo, o curta descreve as desigualdades sociais tão presentes nas famílias brasileiras, em todas as classes.
Para se ter uma idéia, aqui vai a lista de premiações:

· Urso de Prata no Festival de Berlim 1990
· Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand 1991
· Melhor Curta no Festival de Gramado 1989
· Melhor Edição no Festival de Gramado 1989
· Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1989
· Prêmio da Crítica no Festival de Gramado 1989
· Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo 1991


Desde que eu acessei pela primeira vez o site Porta Curtas (link ao lado) eu nunca vi Ilha das Flores deixar o primeiro lugar de vídeos mais assistidos.

Então, é quase que obrigatório assistir à Ilha das Flores, de Jorge Furtado.

1 Comments:

Blogger Fuca (Branco) said...

Preto, mandou muito bem!

Ilha das Flores é indispensável!!

Na verdade Jorge Furtado é indispensável!
Precisamos de uma postagem exclusiva sobre a obra dele...

Grande dica!

terça-feira, outubro 17, 2006  

Enviar um comentário

<< Home